Sentindo saudades profundas da gentileza sensorial do Outono lisboeta ou da riqueza natural e mística de Sintra, desde que rumei ao Sul e aí me estabeleci, procuro novos objectos de estudo e inspiração no Barlavento Algarvio.
Os elementos vegetais sempre foram predominantes no meu trabalho como joalheira e artista plástica. Também agora, as ‘Texturas do Barlavento’, surgem como um reflexo da minha apropriação deste espaço natural enquanto artista. Ao dar conta das minhas pesquisas e processos de exploração e transformação, pretendo captar e transmitir o íntimo da riqueza da flora local. Com recurso às técnicas das artes plásticas, às técnicas da joalharia e às tecnologias de digitalização e impressão 3D, são as texturas vegetais o objecto de estudo eleito pela variedade de sensações visuais e tácteis que transmitem.
Convido-o a acompanhar este percurso de exploração artística, e também de aprendizagem científica, no que diz respeito às espécies presentes, com especial curiosidade pelas espécies endémicas.
Andreia Rollot Miguel
Parceiro institucional
Consultora botânica   Professora Manuela David, Universidade do Algarve
Registo fotográfico     Jorge F. Marques (fotografia dos lugares, macro e obra final)
Back to Top